Plano de Marketing, por Ana Helena
O Plano de Marketing tem como finalidade estabelecer estratégias para que o empreendimento se conecte da melhor forma com seu cliente utilizando os valores do marketing mix – 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção). Para a implementação dessas estratégias utilizamos a seguinte metodologia:
1.
Definição do Público Alvo
Conhecer o seu público é essencial para definir as características do marketing mais apropriado para atingir esse público. Como por exemplo, o meio de comunicação, a linguagem abordada, o horário de divulgação.
2.
Análise de Ambiente
Entender a fundo as característica do empreendimento é fundamental para o marketing, pois conhecendo quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação ao marketing pode-se estabelecer estratégias mais assertivas.
3.
Estratégias
As estratégias abordam os aspectos ofensivos, defensivos, reforço e de confronto do empreendimento e é a partir da definição destas, que se extrai os objetivos. Os objetivos são estruturados com a utilização da metodologia OKR.
4.
Ações
A teoria é muito importante para toda estruturação, porem se não for colocado em prática, não terá resultado. Com isso, constrói-se um Plano de Ação, na qual é planejado detalhadamente cada ação que o empreendimento terá para que seus objetivos sejam alcançados. É neste momento que aplicamos os 4 Ps do Marketing Mix, para que as ações estabelecidas contemplem os aspectos de Praça, Preço, Promoção e Produto.
5.
E-commerce
Estar inserido no mundo virtual é algo essencial para a realidade que estamos vivendo atualmente, caso o empreendimento ainda não tenha uma loja virtual e afim de quebrar os limites físicos para o cliente, o empreendimento é inserido em uma plataforma já estruturada, onde os produtos poderão ser vendidos de forma totalmente online.
“O Plano de Marketing tem como finalidade estabelecer estratégias para que o empreendimento se conecte da melhor forma com seu cliente utilizando os valores do marketing.”
— Ana Helena, Gerente de Projetos!